• Revista Vega

Realização do curso Sistemas GS1 Brasil


Abicalçados promove curso sobre identificação para automação logística.

Na manhã da quinta-feira, 24 de agosto, foi realizado na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) de Novo Hamburgo/RS, o curso Sistemas GS1 – Identificação Global para Automação Logística -, para uma quantidade mínima de profissionais ligados à área de logística, de diversos setores. Luiz Renato Costa, engenheiro e assessor de educação foi o palestrante do evento.

Costa ressaltou que a utilização do código de barras para controle de fluxo de mercadorias não é algo novo e que já está presente na economia brasileira desde a década de 50. A evolução foi rápida, e com a adoção de sistemas que permitiram a leitura dos mais variados tipos de códigos, contemplando toda e qualquer mercadoria. . “O código surgiu pela necessidade de captação e identificação automática dos produtos, o que trouxe mais agilidade para o dia a dia das pessoas”, comentou. Isso traz um ambiente positivo para as negociações por meio da rastreabilidade, qualidade de dados, agilidade e relacionamento com os consumidores.

A maioria dos grandes varejistas brasileiros exigem que os fornecedores utilizem códigos de barras para a identificação correta do produto e com a contenção da possibilidade de falsificação e pirataria. Para a utilização do código, a empresa precisa ser filiada àGS1 Brasil. Por outro lado, no setor calçadista, o fato ainda não é uma realidade. São poucas as empresas que adotam sistemas de automação logística, caso da Via Marte, que reduziu custos em R$ 500 mil por ano com o apoio do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola) - continuidade do Grupo de Otimização Logística (GOL) do setor calçadista.

Mais informações em www.gs1br.org.

#GS1Brasil #Abicalçados

9 visualizações

© 2020 Revista Vega