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Exportação de calçados alcançam US$ 200 milhões para calçadistas em 2017


As exportações de calçados foram infladas em US$ 195 milhões por conta de ações internacionais do programa Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ao longo de 2017. O resultado, que consta nos relatórios, é fruto de dez eventos, nove feiras e uma missão internacional (veja abaixo). De forma imediata, ou seja, de negócios realizados in loco, a soma é de US$ 41 milhões. A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, explica que a expectativa de negócios, de quase US$ 200 milhões, soma as vendas alinhavadas durante as ações. “Esse número é cerca de 20% do total de exportações brasileiras de calçados, que devem somar cerca de US$ 1 bilhão em 2017”, comenta a gestora, que vê uma recuperação gradual nos embarques do setor, apesar da desvalorização recente da moeda norte-americana sobre o real, o que torna o produto nacional mais caro no exterior. Brazilian Footwear Segundo Roberta, o número do levantamento deve ser comemorado como mais um sucesso da parceria entre a Abicalçados e a Apex-Brasil desde o ano 2000. “Apesar das crises internacionais e domésticas que passamos, somadas aos problemas estruturais brasileiros que prejudicam a competitividade, nesses 17 anos de convênio conseguimos mudar a modalidade de exportação, substituindo o que era grande parte de private label - quando no produto é colocada a marca do importador - por marcas próprias, levando a marca Made in Brazil para o mundo”, acrescenta Roberta.

Outro ganho relevante em quase duas décadas de parceria foi o aumento no número de destinos, diminuindo a dependência de mercados específicos e pulverizando ainda mais as exportações do calçado verde-amarelo. “Antes do convênio, exportávamos para 99 destinos, número que hoje ultrapassa 150”, conclui a gestora. Renovado a cada dois anos, atualmente o Brazilian Footwear para o biênio 2017/2018 tem um aporte total de R$ 36,46 milhões para ações de promoção internacional do calçado brasileiro, que incluem participação em feiras, missões comerciais, estudos de prospeção, projetos de imagem, projetos compradores - que trazem importadores para o Brasil, entre outros. São considerados mercados-alvo do programa a França, o Reino Unido, os Estados Unidos, a Colômbia, a China/Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos. Atualmente, as 193 empresas associadas ao Brazilian Footwear respondem por mais de 80% do total gerado com as exportações de calçados.

Confira as ações realizadas em 2017 Feira Expo Riva Schuh - Itália Fevereiro Negócios imediatos: US$ 3,94 milhões Alinhavados: US$ 21,41 milhões Feira IFLS - Colômbia Fevereiro Negócios imediatos: US$ 2,88 milhões Alinhavados: US$ 18,47 milhões Feira theMicam - Itália Fevereiro Negócios imediatos: US$ 8,75 milhões Alinhavados: US$ 22 milhões Feira FN Platform - Estados Unidos Fevereiro Negócios imediatos: US$ 1,6 milhão Alinhavados: US$ 5,3 milhões Missão Rússia Junho Alinhavados: US$ 4,12 milhões Feira Expo Riva Schuh - Itália Junho Negócios imediatos: US$ 7,5 milhões Alinhavados: US$ 24,47 milhões Feira ColombiaModa - Colômbia Julho Negócios imediatos: US$ 802 mil Alinhavados: US$ 873 mil Feira IFLS - Colômbia Agosto Negócios imediatos: US$ 1,55 milhão Alinhavados: US$ 6,2 milhões Feira FN Platform - Estados Unidos Agosto Negócios imediatos: US$ 2 milhões Alinhavados: US$ 6,3 milhões Feira theMicam - Itália Setembro Negócios imediatos: US$ 12 milhões Alinhavados: US$ 45 milhões Total de negócios imediatos: US$ 41 milhões Total de negócios alinhavados: US$ 154 milhões Total gerado em 2017: US$ 195 milhões Sobre o Brazilian Footwear: Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear Sobre a Apex-Brasil: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Conheça: www.apexbrasil.com.br

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