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Inspiramais fera US$ 10,9 milhões em negócios internacionais e une as indústrias da cadeia produtiva de moda e design

June 14, 2019

Único na América Latina, Salão unifica linguagem de produtos para a cadeia da indústria brasileira de moda,apresenta inovações tecnológicas e reúne compradores da América Latina, EUA e Europa em busca de produtos cm identidade brasileira.  Próxima edição será dias 15 e 16 de janeiro de 2020

 

Aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Design de Materiais para moda -, único da América Latina, e que reuniu informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.


Responsável por estimular um processo que envolve toda a indústria e se propõe a desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o Inspiramais engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

 

“O mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, está renascendo e o Inspiramais traz exatamente esse espírito de frescor, num momento de renovação.  Cresce no Salão a participação do setor têxtil, moveleiro e joias, novos também se inserem, como o automobilístico, outros segmentos se fortalecem e já nos preparamos também para a entrada do setor para pets”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 


Na temporada, o desenvolvimento de todo projeto do Salão foi estabelecido pelo tema Zen – em uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor.  

 

“Fiquei muito feliz com a edição porque conseguimos visualizar nas pessoas o entendimento da ideia do Zen, culturalmente e politicamente falando, o mundo realmente precisa estar prestando atenção nas coisas, e as palavras mais importantes são ‘estar presente’, entender o que acontece na sua empresa naquele momento como se estivesse aberto para o mundo inteiro”, diz o curador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.

 

“Durante o atendimento, li nos olhos das pessoas que elas procuravam essa narrativa, do estar presente, da importância de entender o que está acontecendo como um todo, porque o mundo está cada vez mais fluido. E essa fluidez já migra para o próximo Inspiramais, quando falamos de Sincronia. E vai combinar lá na frente, em 2021, com um pensamento de que toda essa energia e tecnologia, aliada com a essa sensação de estar presente, vai produzir um novo futuro, mais verdadeiro, mais cor de rosa”, acrescenta o curador.


Balanço da Temporada

 

O Inspiramais recebeu 7 mil visitantes - entre profissionais do segmento, buyers e formadores de opinião -, para conferir de perto itens com inovações em criação, design e tecnologia, num total de 1000 produtos apresentados por 180 empresas. 

 

Contou ainda com rodadas de negócios através do Projeto Comprador, realizado pela Assintecal e Apex-Brasil, em parceria com a Abrameq, que recebeu representantes de 30 empresas, vindas de Portugal, México, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala, Equador e África do Sul. Ao todo foram realizadas 720 rodadas de negócios. O Projeto Comprador gerou US$ 10,9 milhões  em negócios internacionais.

 

 “Somos importadores de insumos para calçado e é a primeira vez que fazemos negócios com o Brasil e visitamos o Salão. A estrutura, os produtos, a qualidade, o conceito, mostram um estudo de moda que dificilmente se encontra na América Latina, penso que este é um Salão muito importante para toda a região, com opções de matérias inovadoras, conscientes e muito bem estruturadas”, conta Sara Maria Charry, da empresa Cavicueros, da Colômbia.


Caravanas de todo o país
O Salão também propiciou a vinda de caravanas com 440 compradores de diferentes regiões do país: São João Batista (SC), Maringá (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Juruaia, Nova Serrana e Divinópolis (MG) e Birigui, Jaú, São José do Rio Preto e Franca (SP). A ação teve parceria do SEBRAE e de diversos sindicatos regionais. 


A designer Sheila Morais, da SD Acessórios, de Currais Novos (RN), vem há duas edições e direciona a criação de seus dos produtos em couro baseada nas tendências do Salão. “Compro couro, sintéticos e elementos de metal para minhas bolsas e bijuterias finas. Aqui também me inspiro no material de pesquisa para orientar toda a cartela de cores da minha linha de acessórios esmaltados," diz a designer que produz sete mil bijuterias e 1500 bolsas ao mês.

 

Projetos, Palestra e Startups

Os dois dias de evento foram além dos negócios. Os pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade foram ligados a diversos projetos conceituais e de referências de moda. Palestras uniram sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional com startups – ofereceu a oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.


As palestras foram um dos pontos altos do Inspiramais. Mais de 20 palestras apresentadas na Arena de Inovação levaram informação para os visitantes - conectando produtos, experiências e cases para toda a cadeia da moda. Junto com as inovações, um espaço dedicado a oito Startups trouxe uma séria de tecnologias sustentáveis para as empresas, gerando não só conhecimento, mas também novas possibilidades de parcerias entre a indústria.

 


MODA: Projetos indicam os caminhos da produção de moda nacional
Os resultados, entre produtos e sinalizações de moda, ficaram por conta dos projetos Referências Brasileiras, Iconografia Local, Conexão Criativa e Comercial, Preview do Couro, Conexão Inspiramais, Inovamais e Mais Estampa – que promoveram o desenvolvimento de materiais arrojados que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico das indústrias do setor.

O Projeto Inovamais contemplou negócios diversos, como a apresentação de compósitos, tecnologia de demarcação UV, serviços de prototipagem final do calçado, tecidos funcionais e aditivos para melhoria de materiais, entre outros.

 

Já o Conexão Criativa e Comercial 2020_II, que incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, apresentou componentes com abordagens responsáveis, produzidos por 24 negócios de diversas regiões do país. Entre os destaques, superfícies e produtos desenvolvidos com borra de café e aglutinantes naturais, artefatos que utilizam papel com fibras de curauáe biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, entre outros.

 

“Os visitantes procuraram o espaço e seus valores com foco de fomentar na indústria a sustentabilidade, o uso de tecnologias limpas e de diversidade. E esse interesse é genuíno porque estamos observando as parcerias se concretizando. O que torna o projeto realmente uma plataforma de negócios”, disse Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais e curadora dos Projetos Conexão Criativa e Comercial e Inovamais.


Dentro das diretrizes do Projeto Conexão Criativa e Comercial 2020_II, a presença do uso de novos materiais a partir de matérias orgânicas ou recicláveis, tingimentos de extratos naturais, inovando a partir do reuso. Presença de juta, sedas artesanais e algodões orgânicos com certificação, além do uso de fibras, como a de tucum. “Pense no artesanal aliado a indústria, principalmente na manufatura, materiais e adornos”, falou a curadora do Projeto.

 

O Projeto Referências Brasileiras apresentou o resultado de um trabalho baseado em uma ampla e atual pesquisa de identidade de moda nacional, conectando tendências globais a inspirações enraizadas na nossa cultura. O foco foi a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, os sonhos e inventividade de Santos Dummond e a resistência da cultura africana, se desdobrando em novos caminhos e linguagens para superfícies, formas, aparência de materiais e construção de produtos.

 

“O Projeto trouxe a leveza e o lúdico para o visitante, que acabou não apenas se inspirando em termos de estética e moda como também socialmente. O Referências Brasileiras tem todo um discurso de evolução de sociedade e mercado, incorporando novos parâmetros de produção, venda e de conexões entre pessoas, valorizando o indivíduo e as culturas. Olhando para Santos Dumont como um inventor e de como seu processo de criação nos faz pensar de maneira ousada”, explicou Julia Webber, curadora do Projeto.

 

No Referências Brasileiras ficou marcado as construções modulares, linhas digitais como estética, efeitos 3D e reutilização de materiais, de resíduos, dentro do viés da sustentabilidade como informação de moda.

 

 Os movimentos de comportamento e da sociedade foram também o foco da pesquisa do Preview do Couro, que a cada semestre desenvolve itens com antecipação de tendências. Na edição, a palavra sincronia deu base à criação dos artigos, seguindo uma reflexão sobre a corrente de conectividade, conteúdo e tecnologia na qual vivemos.

 

“O Preview Couro já se estabeleceu e conquistou credibilidade dentro do Inspiramais como referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda. No Projeto, 17 curtumes geraram 50 artigos, criando um mix de possibilidades para designers, estilistas e empresas”, explicou Marnei Carminatti, designer e consultor que coordena a execução do Preview Couro.

 

Assim, o Preview Couro trouxe a cor rosa como grande protagonista da temporada. “Falando de moda e sinalizando ecletismos, força principalmente na opulência e elementos decorativos. E em Sinapse, presença de metalizados, recortes, modulares e acabamentos no couro”, afirma o curador do Projeto.


Vale destacar que a próxima edição do Inspiramais já tem data marcada, dias 15 e 16 de janeiro de 2020. Informações: www.inspiramais.com.br 

 

Promoção - O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

 

 Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

 

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

 

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